Avatar na Educação

Avatar na Educação

Todos os anos, no primeiro dia de aulas, uma das tarefas incontornáveis é a apresentação e o reconto de atividades realizadas nas férias.

Para tornar essa atividade mais cativante para a turma, sugerimos a utilização de um recurso diferenciado, com a capacidade de mobilizar e empenhar todos os alunos sem exceção: os Avatares.

 

O que são os Avatares?

Os avatares são representações digitais de uma pessoa, criadas através de uma aplicação, que integram um conjunto de animações com diversos recursos tecnológicos.

 

Exemplo de atividade para a promoção de competências 

1 – Em vez da tradicional apresentação, o professor/professora/terapeuta/psicólogo pode sugerir ao aluno que partilhe um pouco de si através de um avatar, com o qual se identifique.

2 – Para ajudar a criança a organizar-se e a conseguir completar com sucesso a tarefa, é essencial que a mesma seja apresentada de forma estruturada e que o seu promotor “domine” o funcionamento e potencialidades das próprias aplicações.

Para crianças mais novas, a tarefa pode começar com a leitura de texto modelo (descrição de uma personagem) seguida da construção de um guião escrito por parte da criança (com a sua própria apresentação) .

Para crianças mais velhas ou mais autónomas, poderão ter uma instrução mais aberta, ser apenas facultados tópicos essenciais e o resultado uma produção mais criativa.

3 – Depois do texto (guião) estar terminado, a criança seleciona e caracteriza se for o caso o seu Avatar (representação animada).

4 – Grava com a sua própria voz o texto para a aplicação.

5 – Visualiza o video realizado e partilha com o adulto ou colegas a sua “produção”.

Em alternativa o Avatar também pode ser utilizado para a criança aumentar a sua motivação e participação na atividade de leitura de texto.

Utilizar um avatar na educação implica a utilização de tecnologia por parte dos alunos na sala de aula ou em casa e pode ser muito útil na medida em que:

– Aumenta o empenho dos alunos na realização da tarefas propostas,  pelos professores;

– Pressupõe a estruturação de ideias e a passagem dessas mesmas ideias para um guião escrito;

– É uma forma dos alunos partilharem um pouco da sua identidade ou de revelarem os seus pensamentos, ideias, reflexões, sem verdadeiramente se expor (o que pode ser particularmente relevante para os alunos mais tímidos).

Alguns exemplos de apps para criação de avatares

veemee

App veemee, disponível nas lojas google Play para dispositivos android, clique aqui para ser direcionado para a loja.

 

tellegami

App Tellegami, disponível para os dispositivos IOS (ipad e iphone), clique aqui para ser direcionado para a loja.

 

zoobe

App Zoobe, disponível tanto para dispositivos android como IOS

selecione a loja Play google ou itunes (apple)

 

 

masquerade

App Masquerade, disponível tanto para dispositivos android como IOS. Selecione a loja Play google ou itunes (apple)

 

 

Partilhar isto:Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+