Estudar de forma rápida com Flashcards

Estudar de forma rápida com Flashcards

Quizlet um instrumento de estudo, intuitivo, com recurso a flashcards.

É uma ferramenta híbrida, está disponível nos diferentes sistemas operativos e é compatível com portáteis, tablets e telemóveis (android e iPad e iphone).

Gratuita, com compras integradas, o que quer dizer que algumas das suas opções só estão acessíveis a quem adquirir a versão para professores (cerca de 25€/ano).

Através de diferentes modalidades de jogo, permite aos alunos aumentar o seu  reservatório lexical, memorizar e compreender conteúdos de forma rápida e dinâmica (mas não só…)!

É uma app flexível, adaptável às necessidades educativas de cada criança (apoio individualizado) ou do grupo, capaz de transformar a sala de aula num espaço de cooperação, comunicação e jogo.

 

Como jogar

O primeiro passo é criar um study set, conjunto de cartões com frente e verso.

Na frente colocar o conceito/termo/questão no verso colocar a definição/resposta.

criar um study set _adicionar a uma pasta da turma

Poderá associar uma imagem cedida no banco de imagens da app ou seleccionar uma directamente do seu dispositivo (versão paga).

Na versão de professores, também é possível gravar com a sua voz ou com a voz dos alunos a informação contida nos flashcards, na versão gratuita, os cartões são lidos pela app de acordo com a língua seleccionada no momento de introdução dos conceitos.

Uma das grandes vantagens desta app, é a possibilidade de no mesmo cartão associar duas línguas diferentes, o que é excelente para a aprendizagem de vocabulário numa segunda língua.

Outro aspecto importante na construção do study set, é definir a sua privacidade.

privacidade

Para além de criar os seus próprios cartões de estudo, poderá fazer uma pesquisa de cartões feitos e partilhados por outros utilizadores.

Por exemplo se escrever “matematica” surgem mais de 500 hipóteses de jogo.

procurar por temas _ matematica

Depois de concluído ou seleccionado o study set, pode começar o estudo.

A app disponibiliza várias modalidades de jogo:

modalidades de jogo

Na opção de estudo, pode optar por Flashcards, Learn, Speller, Test.

Na opção de jogo, pode optar entre Scatter, Gravity e Live.

(no tablet estão disponíveis apenas as opções de cards/flashcards, learn, match/scatter e test)

 Flashcards

O aluno tem a oportunidade de ler de um lado do cartão a palavra/questão e do outro a sua definição/resposta.

Nas definições (lado direito do ecrã) deverá optar se quer que a informação seja lida em voz alta (áudio) e a ordem de apresentação da informação (primeiro o termo ou a definição).

Na versão gratuita, os cartões são lidos na língua definida no momento da elaboração do cartão (português do Brasil, inglês, francês… ).

Nas definições também poderá seleccionar qual o lado do cartão, que quer ver primeiro ou se quer ver a informação em simultâneo.

Learn

O aluno deverá escrever a palavra correspondente à definição apresentada.

Na resposta deverá ter o cuidado de escrever com correção (app sensível a erros ortográficos e falta de acentuação).

No final é disponibilizada a pontuação do jogo.

learn _pontuação

Speller (ditado)

O aluno deverá escrever a palavra ditada pelo jogo (conceito).

speller

Se escrever algum erro ortográfico, o erro é assinalado e a palavra corrigida de imediato. E para reforçar a escrita da mesma, o aluno é convidado a reescrever a palavra que errou.

 

Test (teste)

Nesta modalidade, o professor tem nas definições à sua disposição 4 opções: respostas de escolha múltipla, verdadeiro/falso, associações ou resposta escrita.

O aluno deverá responder a todas as questões para verificar se já domina a matéria dada.

test escolha multipla

 

Se preferir, o professor poderá descarregar o teste em PDF e imprimir em formato de papel.

 

Para introduzir uma componente de estudo mais lúdica, o estudante ainda pode optar por um dos seguintes jogos:

 

Scatter (match no tablet)

O aluno deverá associar cada conceito à sua definição, o mais rápido possível.

No computador deverá arrastar a definição até à seu conceito, no tablet clicar em cima dos dois relacionados. Sempre que acerta na combinação, a mesma desaparece. O jogo termina quando não restarem mais hipóteses no ecrã.

 scartted

Gravity

O objectivo é conseguir escrever o termo pedido num tempo recorde, antes do asteróide atingir a “terra”.

gravidade jogo

Todo o cuidado é pouco, pois só são admitidas palavras escritas correctamente.

Quizlet.live

Uma das opções mais interessantes é a opção de jogo live (em direto), na sala de aula com a participação de todos os alunos com os seus próprios dispositivos móveis.

Nesta modalidade os alunos vão poder desenvolver vários tipos de competências (soft e hardskills).

Os alunos são encorajados a trabalhar juntos em pequenas equipas e a comunicar uns com os outros no sentido de obterem as respostas corretas.

Por exemplo, 6 alunos são agrupados em duas equipas, cada uma com um animal mascote (sapos e medusas).

O objetivo é encontrar o termo que corresponde à definição, como nenhum é detentor de todas as respostas, necessitam de manter bons níveis de atenção conjunta e cooperar uns com os outros para conseguirem superar o desafio.

tela de jogo live

Neste caso, a resposta à questão não está nos cartões deste jogador que em caso de dúvida deverá ajudar os outros elementos da equipa a descobrir e clicar na resposta certa.

Ninguém gosta de perder, por isso, normalmente dão todos o máximo!

Enquanto jogam, discutem os conteúdos abordados no questionário e aprendem conteúdos da disciplina e reforçam léxico.

 

Por outro lado, esta modalidade de jogo, encoraja a eficácia e não a velocidade! Para ter sucesso, os alunos terão de controlar a sua impulsividade, dar resposta apenas quando seguros da mesma.

Se algum elemento da equipa errar uma questão, voltam todos à estaca zero.

Ganha a equipa que conseguir chegar primeiro ao fim.

resultado jogo

Passos necessários para poder jogar no modo live

1 – criar um study set, um conjunto de flashcards (conceito/definição) com mais de 12 cartões;

2- clicar na opção “live”

3 – receber o código de jogo (_ _ _ – _ _ _)

4 – partilhar o código de jogo com os alunos

5- pedir aos alunos para a partir dos seus próprios dispositivos (telemóvel, tablet IOS, andoid, portátil) entrar em quizlet.live, colocar o código de jogo e aguardar.

codigo entrar jogo

6 – a aplicação depois de receber pelo menos seis jogadores, automaticamente organiza equipas, atribuindo a cada um animal mascote.

7- os elementos das diferentes equipas devem o mais rapidamente possível agrupar-se de forma a poderem comunicar, trocar ideias e ajudas entre si.

Cada equipa recebe uma questão para responder, cada jogador no seu ecrã, tem um conjunto de respostas, responde o jogador que no seu cartão tiver a resposta certa.

Para mais informações acerca do modo LIVE, clicar aqui.

 

Esta app está disponivel na internet em https://quizlet.com/ ou nas lojas dos diferentes dispositivos: IOS (ipad/iphone) e Android.

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