Aprender a Tabuada é fácil!

Aprender a Tabuada é fácil!

Os alunos para se poderem dedicar a tarefas mais complexas e mais exigentes do ponto de vista cognitivo, devem conseguir dominar, compreender e memorizar as bases e regras matemáticas mais simples.

Relativamente à aprendizagem das tabuadas, as crianças primeiro deverão compreender o significado da expressão “vezes” ou “quantas vezes”, aprendendo o conceito através de adições (por exemplo, 3×2 é 2+2+2).

Depois começar a construir tabuadas, escrever, cantar, treinar, repetir, repetir, repetir outra vez (ou as vezes que forem necessárias) até memorizar.

No segundo ano é suposto conseguirem aprender as tabuadas do 2, 3, 4, 5 e 6. No terceiro as restantes.

Não basta saber a tabuada mais ou menos, com a ajuda dos dedinhos da mão, tem que se saber na ponta da língua de trás para a frente, pois só assim, será possível aplicar esse conhecimento, nas diversas operações (multiplicar, dividir, simplificar frações) e conceitos (múltiplos)…

A nossa sugestão é, depois de treinar e memorizar a tabuada no caderno em atividades de lápis e papel, usar o tablet para avaliar e reforçar a sua aprendizagem.

Deixamos a sugestão de três apps que poderão ajudar:

App muito completa, em inglês, onde a criança vai poder encontrar tanto atividades básicas (com muito suporte visual e explicativas do conceito “vezes”) bem como outras de treino e aplicação das tabuadas do 0 ao 10.

Para ilustrar as potencialidades desta aplicação educativa, partilhamos um ficheiro com algumas das atividades que poderão ser encontradas nesta app clique aqui para descarregar o ficheiro

App gratuita, disponível em português, que permite à criança treinar as tabuadas do 0 ao 10, com diferentes tipos de atividades e níveis de dificuldade. Disponível para ipad, na app store.

App muito versátil e educativa, que permite à criança explorar a multiplicação de variadíssimas formas, e sempre com muito suporte visual. Tem um custo de 3,99€, as instruções estão em em inglês mas é muito intuitiva, e não necessita de instrução verbal ou escrita. Disponível para ipad, na app store.

Partilhar isto:Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+