Levar o cinema para a sala de aula

Levar o cinema para a sala de aula

Depois da grande noite dos óscares, porque não começar a semana com uma atividade que alia a leitura e matemática ao cinema!




A motivação é um fator chave para o sucesso de qualquer atividade, por isso, a nossa sugestão é aproveitar o Youtube, e neste caso específico um trailer de um filme para dar início a um conjunto diversificado de exercícios de leitura, escrita e cálculo funcional.

O filme “Alvin e os esquilos – a grande aventura” estreou recentemente e ainda pode ser visto nas salas de cinema. É um filme engraçado e divertido, para crianças a partir dos 6 anos de idade.

Por ser dobrado em português, acaba também por ser uma excelente opção para crianças e adolescentes com Perturbações do Desenvolvimento.

A ideia é visualizar com a criança ou jovem o trailer do filme a partir daí, conversar, ler, escrever, pensar e aprender.






Através de uma série de mal-entendidos, Alvin, Simon e Theodore acreditam que Dave vai para Miami pedir a sua namorada em casamento… e livrar-se deles.  Eles têm três dias para impedi-lo, ficando a salvo não só de perder o Dave, mas também de ganhar um terrível meio-irmão.

Em primeiro lugar é importante explicar à criança, o que é um trailer, e a sua importância na hora de escolher um filme.

Depois ler a sua sinopse, que poderá ser adaptada de forma a simplificar a linguagem, aumentar tamanho da letra, espaçamento entre palavras…

E a partir daí criar atividades adaptadas às necessidades e competências dos alunos.




A pensar especificamente nos alunos com necessidades educativas especificas, integradas na escola no currículo específico individual, deixamos a partilha de um ficheiro em word, que poderá imprimir e utilizar para treinar a leitura e matemática funcional (2º e 3º ciclo):

alvin e os esquilos_na sala de aula

 

Bons filmes e bons trabalhos!

Partilhar isto:Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+