Tecnologia apoia Educação Especial

Tecnologia apoia Educação Especial

A tecnologia pode ser um excelente aliado dos professores de Educação especial na concretização de objectivos contemplados no Programa Educativo Individual de alunos abrangidos pelo Decreto-lei nº3/2008.

 

Hoje vamos partilhar a história do Gui, uma criança com limitações significativas em vários domínios do seu desenvolvimento, e que encontrou no tablet um braço direito para melhorar o seu rendimento na sala de aula.

O Gui é um menino muito simpático e atento às pessoas de quem mais gosta.

Adora comboios e chaves.

Tem 8 anos, está integrado numa turma de primeiro ano, com o seu próprio currículo, adaptado ao seu perfil de aprendizagem. Apresenta bastantes dificuldades cognitivas, de linguagem e de coordenação motora.

É uma criança que precisa da atenção e reforço constante do adulto, trabalha muito bem com apoio direto do professor de ensino especial ou com o olhar atento da assistente operacional.

Quando a professora está sozinha, nem sempre consegue mobilizar energia para orientar a turma nas tarefas de segundo ano e ao mesmo tempo ensinar o Gui.

Como ele adora trabalhar com o tablet, sugeriu-se a introdução do mesmo na sala de aula.

Foi um sucesso!

Foram selecionadas, descarregadas e personalizadas um conjunto de apps educativas, que com a orientação da professora titular e de ensino especial, se tornaram excelentes catalisadores da aprendizagem

Com o tablet, foi possível não só transformar tarefas de leitura, escrita e matemática funcional, habitualmente desenvolvidas no formato de fichas e cartões num formato interativo, divertido e estimulante.

Os colegas ficaram bastante admirados quando constataram a facilidade com o Gui interagia com o tablet e muito felizes por perceber as coisas que já sabia!

Partilhamos o conjunto de aplicações que foi sugerido ao Gui, na área da leitura e escrita, mas que no fundo poderá ser útil no desenvolvimento de competências académicas a todas as crianças, com percursos alternativos abrangidos pela Educação Especial.

 

aplicação educativa aprender gestos

1 – Os meus primeiros gestos

A app, indicada para todas as crianças com dificuldades ao nível da linguagem expressiva, com ou sem problemas auditivos, que possam beneficiar do uso do gesto com funções comunicativas.

Com “os meus primeiros gestos”, a criança poderá aprender gestos, aumentar o seu vocabulário compreensivo e expressivo e aprender a reconhecer globalmente palavras escritas.

App muito versátil, que pode ser facilmente personalizada, de forma a ir ao encontro das necessidades específicas de cada criança. Os pais ou professores poderão traduzir as palavras para português, gravar a narração das mesmas e selecionar o gesto mais adequado.

Disponível para ipad, na loja itunes.

abc do sapo

2 – Aprender o ABC com o Sapo

O ABC do Sapo, é uma app educativa que permite ensinar o alfabeto aos mais novos, recorrendo a um conjunto de cartas com figuras animadas de animais, insetos, profissões, entre outros.

A app está disponível para iPhone e iPad, para dispositivos Android e também no computador através do site ABC Kids Sapo.

 

app aprender as letras de forma lúdica

app aprender as letras de forma lúdica

3 -Aprender o alfabeto

Os alunos de educação especial, necessitam de mais tempo e mais estímulos para aprender e generalizar conceitos. Brincar enquanto aprendem aumenta a sua motivação e empenho.

Com esta app, as crianças vão poder conhecer todas as letras do alfabeto  e personalizar de forma muito engraçada casa letra.

Disponível para iPhone e o iPad

 

4- O alfabeto é divertido!

Esta app, ajuda a sistematizar o reconhecimento das letras, sequência do alfabeto, associação de letras maiúsculas e minúsculas. App em inglês, mas poderá ser utilizada sem prejuízo sem som.

A app está disponível para iPhone e iPad.

5 – Livro para colorir com letras e números

Nesta aplicação a criança reforça o nome das letras e dos números enquanto pinta desenhos à sua escolha.

A app está disponível para iPhone e iPad.

6 – Soletrar palavras

A criança com esta app personalizável, poderá soletrar as palavras que está a trabalhar na sala de aula.

De acordo com as competências da criança, poderá tornar a atividade mais ou menos exigente (com suporte visual, com suporte auditivo; emparelhar palavras aleatoriamente, soletrar na ordem correta; usar letras maiúsculas ou letras minúsculas).

A app está disponível para iPhone e iPad.

 

7 – Associar palavras a imagens (leitura)

Como a anterior, esta app é toda personalizável em português, mas neste caso, tem como objectivo  emparelhar  um conjunto de palavras escritas à sua imagem.

ligar palavras a imagem

A app está disponível para iPhone e iPad.

8 – Treinar memória visual, atenção e leitura

Esta aplicação muito completa, propõe seis diferentes atividades para a criança adquirir ou treinar competências de  leitura.

A app está disponível para iPhone e iPad.

9 – Escrever frases 

App personalizável, que tem como objetivo de ler e organizar palavras numa frase.

A app está disponível para iPhone e iPad.

10 – Criar histórias personalizadas

Com esta app é possível construir de raiz frases/textos com muito reforço visual e auditivo. A criança pode gravar a história com a sua voz, e depois partilhá-la com os colegas ou com os pais.

A app está disponível para iPhone e iPad.

11 – Desenhar letras e números  (tamanho grande)

A app mais divertida para aprender a desenhar letras de imprensa maiúsculas, minúsculas e números até 10 (tamanho grande).

A app está disponível para iPhone e iPad (português Brasil) e para dispositivos Android (inglês)

 

12 – Escrever palavras

Com esta aplicação, personalizável, vai poder treinar diferentes grafismos, letras maiúsculas e minúsculas de imprensa, números e as palavras que a criança estiver a trabalhar. Muito interessante pois permite ao professor monitorizar a evolução da escrita da criança e criar folhas de treino para imprimir com tamanhos de letra personalizados.

A app está disponível para iPhone e iPad e Android.

 

Bom trabalho!

Partilhar isto:Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+