Scratch, programa gratuito criado pelo MIT ensina programação a crianças já está em escolas portuguesas - conheça a plataforma que está a dar apoio a professores em Portugal

Scratch, programa gratuito criado pelo MIT ensina programação a crianças já está em escolas portuguesas – conheça a plataforma que está a dar apoio a professores em Portugal

O Scratch, de forma simples e intuitiva, ensina o impossível: bases da programação informática a crianças a partir dos 8 anos.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são cada vez mais vistas como veículos de crescimento e inovação, quanto mais cedo chegarem às crianças, maiores serão as suas oportunidades!

Este ano (2015/2016), a Direção-Geral da Educação lançou um projeto-piloto, para promover a “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico” nas turmas do 3º e 4º anos de escolaridade.

Pode consultar aqui lista de escolas que aderiram ao projecto

Neste momento já não é possível inscrever mais escolas, mas se ficou interessado no programa pode consultar a página do projecto EduScratch.

EduScratch é uma iniciativa que visa promover a utilização educativa da aplicação Scratch, página onde conseguirá obter todo o apoio que necessita, inscrever-se em cursos de formação, partilhar a sua experiência, e aprender!

Já foram disponibilizados dois vídeos que podem ser extremamente úteis a quem está a dar os primeiros passos:

1 – Como criar uma conta no portal MIT

2 – Apresentação do ambiente de programação do Scratch

Partilhar isto:Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+