O que poderá ser mais motivador para uma criança nesta era digital que aprender a brincar num dispositivo móvel?

O que poderá ser mais motivador para uma criança nesta era digital que aprender a brincar num dispositivo móvel?

O Pineco é um jogo educativo multiplataforma, gratuito, desenvolvido a pensar nas necessidades dos alunos do 1º ciclo ( 3º e 4º ano) para os ajudar a consolidar os conteúdos de diversas disciplinas, de uma forma lúdica!

Este projeto desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologias Educativas, da Direção Regional de Educação, no âmbito do projeto ProRE, oferece três jogos educativos: O Pineco Português, O Pineco Matemática e O Pineco Estudo do Meio, com três níveis de dificuldade distintos.

Segundo o site da plataforma, o Pineco é um “jogo educativo multiplataforma, com o objetivo de estimular diversas capacidades cognitivas das crianças, como a concentração, memória, leitura, léxico; e oferecer experiências enriquecedoras de acordo com os tempos em que vivemos”.

Com esta plataforma é possível verificar as aprendizagens referentes às disciplinas de Português,  Matemática e Estudo do Meio

Com esta plataforma é possível verificar as aprendizagens referentes às disciplinas de Português, Matemática e Estudo do Meio

Tudo isto com a vantagem de permitir aos docentes a adaptação do jogo à sua prática pedagógica, ou seja, o jogo terá a possibilidade de ser reeditado: o docente poderá construir as suas próprias questões consoante a sua realidade educativa.

Para aceder à aplicação, apenas terá de entrar no portal do projeto ProRED, através de qualquer dispositivo móvel (smartphone e/ou tablet).

PRORED obedece às orientações curriculares propostas pelo Ministério de Educação para a Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. O projeto nas abordagens que apresenta, em momento algum, pretende esgotar-se em si mesmo, pelo contrário, é um projeto que pretende reunir recursos educativos digitais, onde os docentes, pais, encarregados de educação e demais interessados se podem apoiar nas suas estratégias/ atividades educativas.

Para mais informações, consulte o portal da aplicação e do projeto:
Pineco (http://prored.educatic.info/pineco/)

ProRED (http://prored.educatic.info/)

Partilhar isto:Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+