Quer tornar-se um expert em Educação Digital? Saiba como...

Quer tornar-se um expert em Educação Digital? Saiba como…

Se não é possível proibir, limitar, fazer desaparecer a tecnologia da face da terra, como ajudar os pais a estar atentos aos primeiros sinais de risco, a encontrar as melhores estratégias, a saber orientar as crianças e jovens para a saúde e bem-estar online?

Saiba como promover boa Educação Digital

Saiba como promover boa Educação Digital

Todos concordamos que as novas tecnologias de informação e comunicação (telemóveis, tablets, portáteis) e o acesso à internet, já faz parte não só do quotidiano dos pais e professores como das crianças, dos alunos.

Se por um lado, foi descoberto um novo mundo, o virtual.

Um mundo capaz de num só clique oferecer acesso ao conhecimento, à informação, ao entretenimento, aos amigos… mas que também abriu a porta, ao desconhecido, ao risco…

Se num passado recente, as novas tecnologias eram dispendiosas, utilizadas apenas por uma determinada faixa etária e nível socioeconómico mais elevado, agora, o seu acesso foi massificado!

As mudanças foram tão rápidas que na grande maioria dos casos não foi possível antecipar problemas, apenas procurar soluções para os novos desafios impostos nesta nova era da comunicação, dos “dados móveis”.

Se crescer é experimentar, sentir, perceber os próprios limites, o papel do adulto, deverá ser ajudar as crianças e jovens a:

– Poder tirar o melhor partido da tecnologia e crescer em segurança;

– Guiar, orientar a filtrar as informações;

– Interpretar a realidade, a desenvolver o seu espirito crítico;

– Saber gerir o tempo que passa à frente de um qualquer ecrã;

– Evitar ameaças, a reduzir riscos para a saúde…

Mas como?

Como promover uma boa educação digital nos mais novos, quando tudo é tão novo e recente? Quando são situações, nunca experienciadas pelos seus pais e professores?

A comunicação social vai alertando de forma vaga para alguns cuidados a ter, para alguns potenciais perigos, mas pouco acrescenta acerca da forma correta de agir.

É natural muitas vezes os pais sentirem alguma desorientação.

Como garantir que se sentem capazes e detentores de boas ferramentas para de forma consciente e coerente ajudar os filhos a fazer uma utilização saudável das tecnologias?

A nossa sugestão, como não podia deixar de ser, só pode ser uma… pedir ajuda, consultar um especialista.

Como sabemos que o tempo, não ajuda, nunca ajuda, que é escasso e mal dá para gerir as obrigações escolares e familiares

ou que muitas vezes, os pais não têm disponibilidade económica para recorrer a um apoio mais individualizado,

Uma hipótese, e atendendo a que o tema são as novas tecnologias,

é realizar uma formação online.

Uma formação creditada, que poderá realizar a qualquer momento, em qualquer lugar, as vezes que quiser, através do computador, tablet ou smartphone.

Felizmente, já existe, alguma oferta no mercado, agora também com qualidade e em português (de Portugal).

Um dos nossos cursos favoritos é o Curso Educar para as Tecnologias, da SABE ONLINE.

Nós já experimentámos e ficamos muito contentes com os professores, com o conteúdo, estrutura, linguagem, e fundamentalmente com a facilidade e velocidade com que se aprende.

O curso é ministrado em módulos, divididos em capítulos. Todas as aulas são apresentadas em vídeo, com excelente qualidade de som e imagem.

Plataforma online do curso Educar para as Tecnologias

Plataforma online do curso Educar para as Tecnologias

Como em qualquer curso, é possível tirar notas, pedir para repetir, mas neste caso a vantagem é que o pode fazer as vezes que quiser. Pode pausar o vídeo, realizar anotações na própria plataforma, voltar atrás quando necessitar…

No final de cada módulo, é convidado a fazer um Quiz para avaliar os seus conhecimentos e a responder a uma questão de reflexão (envio opcional).

São disponibilizados documentos de apoio, em PDF, para imprimir.

Está muito bem organizado e intuitivo, mas aquilo que nos pareceu a sua grande mais-valia, é a possibilidade dos pais de forma anónima, poderem dirigir questões pessoais às formadoras, relativas a situações problemáticas do seu dia-a-dia – muito educativo e apaziguador.

No curso pode tirar dúvidas, colocar questões aos formadores, sempre que quiser.

No curso pode tirar dúvidas, colocar questões aos formadores, sempre que quiser.

Clique aqui, para se inscrever no curso.

Se estiver interessado em inscrever-se, não deixe de aproveitar este código promocional, que até ao final do ano de 2015, lhe irá oferecer 20% de desconto sobre o valor do curso.

Código: “PONTA-DEDOS”

Aproveite e seja um “expert “ em Educação Digital!

Partilhar isto:Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+