Apps educativas para despertar a curiosidade das crianças, sobre os animais. Excelente para crianças com Perturbações do Desenvolvimento, Perturbações Linguagem, Autismo, Défice Cognitivo, Trissomia 21. As crianças vão adorar!!!!

Apps educativas para despertar a curiosidade das crianças, sobre os animais. Excelente para crianças com Perturbações do Desenvolvimento, Perturbações Linguagem, Autismo, Défice Cognitivo, Trissomia 21. As crianças vão adorar!!!!

A partir dos três anos as crianças começam a revelar grande interesse e curiosidade acerca do mundo que as rodeia, questionam constantemente pais e educadores com questões do género:  “porquê?”, “como?”, “onde?”… querem saber tudo, conhecer tudo! 

A grande maioria, adora animais e quer saber tudo sobre eles: como se chamam, onde vivem, o que comem…

O seu vocabulário (compreensivo e expressivo) está em constante expansão, embora muitas vezes utilizem ainda frases curtas para falar.

Começam a interessar-se por trabalhos de mesa, e aderem com muito entusiasmo, a coisas novas, divertidas, situações cómicas.

A pensar nessa faixa etária e nos desafios propostos pela sala onde estão inseridos, sugerimos algumas aplicações educativas para fomentar o desenvolvimento da linguagem, alargar e enriquecer o vocabulário e estimulara capacidade de atenção, concentração e memorização de conceitos, com a ajuda de animais!

Os tablets e smartphones nestas idades não devem ser explorados de forma autónoma pelas crianças, é importante que os pais programem o momento de interação com o tablet da mesma forma que programam a realização de qualquer outra atividade.  

Devem combinar antecipadamente qual a tarefa e no final se for o caso, o prémio. Dentro do possível, manter-se fieis ao combinado e evitar, desligar a aplicação a meio do jogo ou deixar a criança fechar a aplicação para abrir outra já sua conhecida. 

Praticamente todas as crianças adoram animais e vão adorar ainda mais conhecer os animais através de aplicações divertidas e interativas onde podem explorar e aprender de forma guiada e interativa. 

Com estas aplicações a criança vai poder verificar que os animais apresentam características próprias e reconhecer alguns aspetos do seu modo de vida, onde habitam e o que comem.

 

App 1 – Animal Feeding Fun!

Aplicacão educativa para ensinar o que comem os animais

 Aplicação educativa Gratuita, para ensinar às crianças o que comem  os animais.

Oferece a possibilidade da realização de compras integradas. O total da app, com todas as categorias de animais tem um custo de 2,99€.

A versão grátis, oferece a categoria animais da quinta (vaca, ovelha, cavalo, cão, gato e sapo).

Linguagem universal, pode ser jogada por crianças de qualquer nacionalidade, terão  que ser os pais a explicar os conceitos. 


Para jogar a criança apenas terá de selecionar uma de três comidas possíveis. Por exemplo, o cão tem ao seu dispor: erva, um osso e peixe. Se a criança lhe der o osso, come todo contente, se errar e lhe der erva, mostra a língua e diz que não, com a cabeça. 

É um delírio!

 

categorias oferecidas no jogo

  

a crianca tem de optar por um dos alimentos e arrastar até à vaca

  

se errar o animal rejeita o alimento

  

se acertar, o animal delicia-se com o alimento

 

Disponível para ipad na app store 

 



App 2 – Feed the Animal


 

Aplicacão educativa para ensinar o que comem os animais

 

Aplicação educativa (App) muito semelhante à anterior, a criança também deve arrastar a comida certa até ao animal. 

A versão gratuita oferece cerca de 20 animais e diversas combinações de alimentos. 

 

“o cao come o osso “

  

“o gato come peixe”

Clique aqui para ver o vídeo da aplicação 


Aplicação disponível  para dispositivos Apple como Ipad na AppStore e dispositivos andróide na loja Google Play.

 

DICA – Como ajudar a criança a expandir o seu lexico (vocabulário), melhorar a compreensão e expressão verbal?

 

Os pais podem começar por perguntar “como se chama este animal”, “o que come a vaca?” e verificar se a criança dá a resposta certa (oral ou não-verbal).

De seguida podem pedir para a criança repetir uma frase simples, do tipo (sujeito-verbo-c. direto):

“ a vaca come erva”

No caso da criança ainda não o conseguir fazer na totalidade, induzir a resposta apenas com o complemento:

“A vaca come…” e esperar que a criança o diga sem ajuda.

Posteriormente tentar expandir a frase, dando novamente o modelo

a vaca come era fresquinha”

“a vaca come erva fresquinha do campo”

“ a vaca adora comer erva fresquinha do campo”.

 

Mais tarde poderá ainda, produzir frases na negativa:

“a vaca, não come moscas”

 

Para complementar o trabalho, porque não, no seguimento da realização das atividades no tablet combinar uma saída e visitar uma quinta pedagógica, um jardim zoológico, para que a aprendizagem dos conceitos ganhe sentido e se torne efetiva?


Bons trabalhos e bons passeios!

 

Partilhar isto:Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+