app desenvolver a linguagem e leitura nas crianças com Perturbações do Desenvolvimento

app desenvolver a linguagem e leitura nas crianças com Perturbações do Desenvolvimento

App para crianças com Perturbações Desenvolvimento, que permite o reconhecimento/ leitura de palavras escritas ao mesmo tempo que estimula o desenvolvimento da fala

“Palavras especiais” é uma app para crianças com Perturbações Desenvolvimento, concebida a pensar nas necessidades educativas específicas das crianças com Trissomia 21, ou crianças com outras Perturbações caracterizadas por um bom processamento e memória visual (crianças com outras com Défice Cognitivo, com Perturbações do Espectro do Autismo…).

app educativa para treinar a leitura global de palavras e desenvolver linguagem

App para crianças com Perturbações Desenvolvimento

  • Objetivo: estimular a compreensão e expressão linguística, aprender a ler com uma metodologia de ensino global (visual) 
  • Idade: a partir dos 2,5 anos
  • Idioma: disponível em várias línguas, incluindo português com sotaque brasileiro, mas pode ser todo personalizado (áudio e imagens).
  • Preço: 12,99€
  • Disponível: na app store e play google

Descrição:

A app “palavras especiais, como o nome indica, é uma app para crianças com Perturbações do Desenvolvimento, utiliza uma metodologia de ensino que privilegia o processamento visual de informação, fomenta o desenvolvimento da linguagem enquanto ensina as crianças a ler, a reconhecer globalmente palavras escritas.

É uma versão interativa de lotos de palavras, jogos de emparelhamento de cartões legendados.
A app oferece 4 jogos de emparelhamento de imagens e palavras com dificuldade crescente:
1º fazer corresponder imagens iguais;
2º corresponder palavras iguais, sem apoio da imagem;
3º corresponder a palavra à sua imagem;
4º emparelhar uma imagem à sua legenda.

Como jogar
Para jogar a criança já terá de ter adquirido um conjunto de competências prévias, como, identificar objetos  em cartões legendados, dar e apontar a pedido.

Para jogar no tablet, com a app, a criança, em vez de pegar nos cartões, terá que arrastar o cartão apresentado ao centro do ecrã até ao seu correspondente, disposto num dos quatro cantos.
Se acertar o cartão vira e reforça o sucesso, dependendo do nível, surge a palavra escrita ou a sua imagem correspondente, se errar o cartão volta ao centro.

Por exemplo, no primeiro nível, o adulto pode começar por nomear a imagem (certificando-se que mantém o contacto ocular com a criança), realizar o seu gesto, e de seguida solicitar à criança que descubra onde está o seu igual.

Ex: “olha é uma banana, ba-na-na, (gesto da banana), onde está a banana igual? Vamos colocar a banana em cima da banana igual”
Também pode perguntar à criança, o nome do objeto, qual a sua função (para que serve).
Ex: “o que é isto? Como se chama? É uma … banana”.
A criança pode responder tentando verbalizar o nome ou através do gesto.

 

Captura de ecrã 2014-06-4, às 15.13.43Esta app foi concebida para iPhone, iPad e iPod touch

ir para a loja 

google-playe para dispositivos Android

ir para loja

 

Dicas educativas

Personalizar o jogo
Esta app foi pensada, projetada e concretizada por pais de crianças com Trissomia 21, e por isso, é uma app para crianças com Perturbações do Desenvolvimento que pretende ser muito acessível e intuitiva.

Apesar de oferecer um leque muito variado de imagens, objetos da vida quotidiana (bola, sapato, colher, escova, copo, sumo) animais, ações, adjetivos, a grande vantagem deste jogo é poder ser todo ele personalizável consoante as necessidades e interesses particulares de cada criança.

É possível adicionar suas próprias palavras, imagens e áudio, e facilmente sincronizar perfis de jogo entre outros dispositivos móveis.

Aplicação estimular linguagem

Nas definições é possível introduzir novas palavras, gravar o audio e elaborar diferentes listas com diferentes graus de dificuldade

Sempre que possível utilize imagens reais, relacionadas com o dia-a-dia da criança, fotografias dos elementos da família, objetos utilizados nas suas rotinas diárias.
Tentar evitar utilizar desenhos (mais difícil de generalizar conceitos).
Comece por criar uma pequena lista de palavras, que sejam interessantes, significativas e necessárias para comunicar.
Ex: nomes de familiares (mãe, pai, manos, avós, tios), comida (sopa, pão, bolacha, iogurte), bebidas (água, leite), brinquedos (urso, boneca, carro), objetos (cama, cadeira, escova, colher, prato, copo, chaves), transportes (carro, comboio), animais (cão, gato, pato, cavalo, galo, vaca, porco, ovelha).

Progressivamente vá introduzindo novas palavras e numa fase posterior as ações.

Quando personalizar as palavras, tenha também o cuidado de acrescentar o artigo (em vez de banana, colocar “a banana”) e de manter a letra de imprensa minúscula.
Quando estiver a gravar o som, pode nomear a palavra e de seguida, repetir de forma silabada (a banana… ba-na-na); no caso dos animais e transportes poderá gravar também o som que fazem (a vaca… va-ca … muuuuu).
As palavras trabalhadas devem ser reforçadas frequentemente nos ambientes naturais da criança, e devem ser incluídas em frases funcionais ilustradas.
Para esse efeito o programador desta app, desenvolveu outra com esse fim
Special stories.

special storiesDisponível na app store(ipad) e play google (android)

 

Partilhar isto:Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+