Será que vai conseguir “matar” a charada ou ficar a moer os neurónios?

Será que vai conseguir “matar” a charada ou ficar a moer os neurónios?

emogination

Uma aplicação muito divertida, que nos vai desafiar a lógica e colocar a cabeça a pensar! Com ela vamos aprender a inferir o sentido de uma expressão a partir de um grupo de pictogramas ou ideias (imagens). Está disponível para iPad e Android,

  • Objetivo“ler” a mensagem implícita nos pictogramas/adivinhar palavras, expressões     
  • Idade: a partir dos 7 anos
  • Idioma: disponível em várias línguas, incluindo português.
  • Preço: gratuito (com compras integradas)

Descrição:

A app EmojiNation, é muito simples de jogar. A criança primeiro terá que observar um conjunto de imagens e com as letras disponíveis no tabuleiro de jogo, completar a palavra ou expressões em causa.

Sempre que descobre uma palavra, recebe moedas, que posteriormente poderão ser utilizadas para “pagar” pistas (letras), nas charadas de mais difícil resolução.

É uma excelente app, para o treino de competências semânticas e lexicais, com ela a criança aos poucos poderá familiarizar-se com a componente simbólica da linguagem, e entender significados implícitos em muitas expressões idiomáticas.

Pode também ser extremamente útil no caso de crianças com estejam a apresentar Dificuldades de Aprendizagem na disciplina de Português, com dificuldades de abstração, com alterações semântico-pragmáticas, com o diagnóstico de Síndrome Asperger

O adulto deverá sempre que necessário:

  • guiar a criança na descoberta da palavra ou expressões de forma a incentiva-la a continuar em tarefa e evitar frustração de não conseguir resolver o quebra-cabeça;
  • conversar sobre a expressão, ajudar a criança a relacionar os novos conceitos com outros de sentido equivalente.

 Só o apoio e reforço do adulto, irá permitir à criança apropriar-se de novo vocabulário e interpretar verdadeiramente as intenções representadas nas expressões.

Um inconveniente do jogo, são os vídeos promocionais, que surgem no ecrã após a adivinhação de um desafio. Para evitar esta situação, o melhor será jogar em modo voo (sem acesso à internet).

Outro inconveniente é o facto do jogo bloquear, após concretização de alguns níveis. Nessa altura o jogador é convidado a “pagar” para continuar a jogar, a solicitar  amigos através das redes sociais, ou a esperar pelo dia seguinte (a melhor hipótese).

Descarregue aqui, ficheiro word com exercícios baseados nesta app, para imprimir e treinar.

Comece a jogar e coloque toda a família a pensar, excelente app para férias e fins-de-semana.

Captura de ecrã 2014-06-4, às 15.13.43Esta app foi concebida para iPhone, iPad e iPod touch

ir para a loja 

google-playe para dispositivos Android

ir para loja

Se já conhece esta aplicação, pode deixar o seu comentário, iríamos adorar saber a sua experiência!

 

 

Partilhar isto:Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+