Num Piscar de Olhos

Num Piscar de Olhos

num piscar olhos




  • Objetivo: melhorar a gestão do tempo na realização de tarefas com recurso a temporizador
  • Idade: a partir dos 4 anos
  • Idioma: português
  • Preço: gratuito, com compras integradas (IOS 0,89€; Google play 0,95€)

Descrição:

Estamos atrasados, tens cinco minutos! Não fiques embasbacada/o vou desligar a televisão, toma o pequeno-almoço! Se não te despachares num minuto ficas de castigo…
Reconhece este cenário? Pois é, esta aplicação surge como um SOS para pais que tem problemas de gestão de tempo com os seus filhos.
Baseado em técnicas de intervenção comportamental, este jogo com uma apresentação muito simples e em português (de Portugal), ajuda as crianças através de um cronómetro a gerir melhor o tempo que despendem na realização das mais variadas tarefas.
“num piscar de olhos” torna o conceito abstrato do tempo em algo concreto do ponto de vista áudio/visual.

A aplicação apresenta dois tipos de temporizador:
– Vence o relógio – utilizado em tarefas como ‘pronto para sair’, ‘fazer a cama’, ‘vestir-se’, ‘ limpar o quarto’, ‘vestir o pijama’, ‘horas de comer’.
Neste jogo, a criança tem como objetivo conseguir terminar a tarefa, antes do tempo terminar.
– Contagem decrescente – utilizado nas tarefas de ‘escovar os dentes’, ‘turnos numa brincadeira’ e na leitura.
Neste jogo, o objetivo é manter a criança em tarefa até soar o toque do alarme. Por exemplo, o seu filho tem dificuldade em partilhar a sua PSP, para ele o tempo em que joga nunca é suficiente e queixa-se que o amigo ou o irmão ficam muito mais tempo a jogar… É simples, marca no relógio o número de minutos que cada um joga, quando soar o alarme, troca o jogador.






Dica para pais
Importante é manter-se fiel ao combinado. Evite propor castigos ou punições, caso a criança por algum motivo não tenha conseguido cumprir os objetivos propostos.
Deve tentar reforçar positivamente todos os esforços que a criança possa fazer com o objetivo de ser bem-sucedida. Não vai haver melhor recompensa que o seu entusiasmo e satisfação, quando conseguir ganhar ao relógio.

Como todas as crianças são diferentes, a aplicação permite alterar o timming definido para a realização das diferentes tarefas, que deve correspondentes de forma mais ou menos realista ao seu desempenho.
Se o tempo for demasiado curto, e a criança for muito lenta ou desatenta, não vai conseguir ganhar ao relógio, e depois de varias tentativas sem ganhar, pode desmotivar-se e deixar de se empenhar.

Captura de ecrã 2014-06-4, às 15.13.43Esta app foi concebida para iphone, iPad e iPod touch




google-play

Também está disponível para dispositivos Android

Partilhar isto:Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+