Aprender a fazer as primeiras associações

Aprender a fazer as primeiras associações

Aplicação educativa para crianças dos 2 aos 5 anos, para aprender a realizar as primeiras associações netre objectos relacionados.

  • Objetivo: desenvolver competências na área da cognição espacial e lógica
  • Idade: a partir dos 3 anos
  • Idioma: inglês
  • Preço: gratuito, a versão completa está disponível por 1,79€

Descrição:

Esta aplicação convida a criança a observar e a relacionar imagens segundo a sua função ou categoria.


A versão completa oferece 6 diferentes “livros interativos”, que vão ajudar a criança a desenvolver a sua capacidade de resolução de problemas e a estabelecer relações semânticas entre os diferentes elementos apresentados.
No primeiro livro de atividades, terá que conectar/associar dois pares de imagens relacionadas, como se estivesse a desenhar uma linha com o lápis.
No segundo, terá que clicar na imagem relacionada com a apresentada no lado esquerdo do ecrã. Se acertar marca um certo, se errar, a imagem desaparece.
Na terceira atividade, terá que selecionar de um conjunto de imagens, aquelas que se relacionam. Por exemplo, no conjunto (relógio de pulso, caracol, relógio de cozinha) a criança deverá clicar só nas imagens relacionadas neste caso com as horas. Se porventura se enganar e clicar naquela que não pertence, neste caso no caracol, desaparece.
A quarta atividade, terá que conectar/associar três pares de imagens relacionadas, como se estivesse a desenhar uma linha com o lápis.
Na quinta, identificar o elemento que não pertence a determinado conjunto, ex: entre uma maçã, laranja, pera e pimentos, a criança deve primeiro perceber que elementos pertencem a uma mesma categoria, e clicar no intruso, neste caso, os pimentos.
Por último, na sexta atividade, a tarefa e semelhante à anterior mas de complexidade superior. O intruso poderá ser uma cor, uma forma, alimento que não pertence ao pequeno-almoço, ferramenta…)

A aplicação inclui o reforço auditivo de todas as palavras e feedback relativo à prestação da criança, mas apenas está disponível em inglês, sem possibilidades de personalização dos sons.
Para utilizar esta aplicação, no caso de crianças portuguesas que não entendam instruções em inglês, o adulto poderá desligar o som do seu iPad, e dar as instruções necessárias para que a criança entenda o objetivo da atividade.
A realização propriamente dita das atividades propostas, são de cariz não-verbal, o que permite a sua utilização, mesmo não estando traduzido para português.
Aproveite esta aplicação para estimular competências de linguagem expressiva, da criança, invente frases com as imagens relacionadas, instigue noções de causalidade, leve a criança a descobrir e a nomear mais elementos possíveis de se relacionar com os elementos apresentados.

 

Captura de ecrã 2014-06-4, às 15.13.43Esta app foi concebida para o iPhone, iPad e iPod touch

Partilhar isto:Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+